9/06/2006

O Canário e o Bem-te-vi

Canário estava na gaiola, feliz a cantar, na varanda da casa de campo. Vem então o Bem-te-vi, faceiro, a provocar o amigo enjaulado:
"Por que cantas, canário bobo, estás aí preso nesse lugar tão pequeno? Canta uma felicidade que você não conhece de verdade. Feliz sou eu que posso voar pra onde quiser. Eu é que conheço a copa de todas as árvores e o gosto de todas as frutas. Eu sim canto feliz."
Ao que o amigo amarelo responde:
"Achas que cantas feliz porque não sabe o perigo que te ronda. Não preciso voar atrás de comida e nem voar para fugir de gaviões. Não conheço todas as árvores mas conheço um lugar seguro, onde o inverno não me gela os ossos e o Sol não me derrete as penas. Canto mais que feliz, canto sossegado."
Ao que o gato do vizinho sem nem pensar abocanhou o Bem-te-vi e com ambas as patas arrancou o Canário da gaiola que acabara de derrubar num único salto.
Moral da história: O fim é tudo igual.
(Já ouvi alguma fábula mais ou menos semelhante a essa. Sem o gato. Só com os passarinhos discutindo. O gato foi um capricho meu. Gosto de gatos. Gostos de passarinhos. Mas gosto mais de gatos.)